COMO TRANSFORMAR DISSERTAÇÃO E TESE EM ARTIGO CIENTÍFICO
**COMO TRANSFORMAR DISSERTAÇÃO E TESE EM ARTIGO CIENTÍFICO**
### SUMÁRIO
- Programa de Produção Acadêmica
- Comunidade Científica
- Considerações Iniciais
- IAs para o Acadêmico
- Tema com IA
- Validando o Tema
- Gerando um Tema
- Objetivos com IA
- Justificativa com IA
- Plágio de IA
- Referencial Teórico com IA
- De Revisão da Literatura
- De Revisão Sistemática
- De Estudo de Caso
- Resultados de Discussão
- Resumo e Conclusão
- Slides de Apresentação
- Suporte
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### Considerações Iniciais
Inicialmente, é importante compreender que você estará transformando um projeto de 100 ou até mesmo 200 páginas em um artigo de 20 páginas, ou até menores, dependendo da revista em que deseja publicar. Para isso, é preciso compreender a diferença entre cada tipo de projeto, como listado na tabela abaixo.
### Passo 1 - Treinando a Inteligência Artificial com seu Trabalho
Inicialmente, é importante compreender que você estará transformando um projeto de 100 ou até mesmo 200 páginas em um artigo de 20 páginas, ou até menores, dependendo da revista em que deseja publicar. Para isso, utilize o seguinte comando:
### Aspecto Tese vs Artigo
```
Desejo transformar minha dissertação em um artigo científico. Ela tem um total de [NÚMERO DE PÁGINAS] páginas e o artigo deve ter no máximo [NÚMERO DE PÁGINAS] páginas. Desejo que você faça a leitura das informações do meu trabalho a seguir e sugira uma estrutura otimizada com as informações da minha dissertação para que eu consiga aproveitar as melhores informações dentro do artigo que irei produzir. Sugira o número de páginas por cada parte da estrutura e entenda que como meu referencial teórico da dissertação é bem longo, o correto é selecionar apenas os pontos importantes para compor meu artigo. Cada tópico da estrutura do artigo deve ser com base na minha dissertação.
- Sugira os tópicos em ordem cronológica para falar na introdução, respeitando a ABNT e a quantidade de páginas;
- Sugira os tópicos em ordem cronológica para falar no referencial teórico, respeitando a ABNT e a quantidade de páginas;
- Sugira os tópicos em ordem cronológica para falar na metodologia, respeitando a ABNT e a quantidade de páginas;
- Sugira os tópicos em ordem cronológica para falar nos resultados e discussão, respeitando a ABNT e a quantidade de páginas.
Resumo do meu projeto:
[COLE AQUI O RESUMO]
Sumário do meu projeto:
[COLE AQUI O SUMÁRIO]
Pergunta de pesquisa ou hipótese do meu projeto:
[COLE AQUI]
Objetivo Geral do meu projeto:
[COLE AQUI O OBJETIVO GERAL]
Objetivos específicos do meu projeto:
[COLE AQUI OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS]
Metodologia do meu projeto:
[COLE AQUI O RESUMO DA METODOLOGIA]
Conclusão do meu projeto:
[COLE AQUI O RESUMO DA CONCLUSÃO]
```
IMPORTANTE: Perceba que, na parte de inclusão da metodologia e da conclusão, você deve fornecer o resumo dessas partes, não as partes completas. Isso ocorre porque, normalmente, para uma dissertação, essas partes são longas e o ChatGPT tem limitação na leitura. Utilize o seguinte comando para resumir:
Resuma o texto a seguir em um único parágrafo de 300 palavras. Otimize todo o conteúdo do texto nessas 300 palavras sem ser redundante e colocando as informações mais relevantes. Escreva sempre em português. [COLE AQUI O TEXTO DE METODOLOGIA OU DE CONCLUSÃO]
Caso você já tenha informações suficientes da revista na qual irá publicar o artigo, é interessante formatar o comando de acordo com as especificações da revista. Para isso, é necessário adequar o formato conforme as diretrizes fornecidas pela revista. Caso tenha dúvidas sobre como realizar essa formatação, recomendamos entrar em contato com um profissional em nossa comunidade para obter assistência.
### Passo 2 - Escrevendo os Novos Textos para o Artigo
Para esta etapa, você precisa pegar a sugestão da inteligência artificial e reconstruir os novos textos a partir do que já tem na sua dissertação ou tese. Para isso, é necessário fazer por partes e, dentro de cada parte, seguir uma ordem cronológica. Segue abaixo uma sugestão de ordem com o melhor caminho para começar a escrever:
- Referencial Teórico
- Metodologia
- Resultados e Discussão
- Introdução
- Justificativa e Hipótese
- Objetivos
- Conclusão
- Referências
### Referencial Teórico
A construção do referencial teórico é quase similar à construção de um trabalho do zero. Os princípios são os mesmos; a diferença é que você já tem o texto pronto. Nesse caso, precisa pegar os tópicos sugeridos pela IA, inserir na sua dissertação e ir copiando citações na ordem cronológica que você fez, colocando no seguinte comando:
```
Escreva um texto sobre [TÓPICO].
- O novo texto deve conter tudo que está escrito no texto base, sem exceção;
- O novo texto que você escrever deve conter as citações presentes no texto base;
- As citações devem aparecer no formato (NOME, ANO);
- Deve incluir todas as citações do texto base;
- O contexto do texto é:
- [CONCEITO? HISTÓRIA? PREENCHA AQUI];
- Não esquecer de incluir as citações no texto;
- UTILIZE TODAS AS CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS;
- O texto base está disposto com vários parágrafos de forma aleatória, não siga essa ordem e sim a ordem mais eficiente do padrão que você encontrar na leitura.
- Escreva um novo texto com 3 parágrafos, cada um com 200 palavras.
- Utilize um vocabulário culto, porém simplificado.
- Seja objetivo, dispense redundâncias e não utilize termos enfáticos como crucial e significativo.
texto base:
[COLE AQUI TODOS OS TEXTOS DE CITAÇÕES QUE VOCÊ COPIOU DOS OUTROS TRABALHOS, PULANDO UMA LINHA PARA CADA UM]
```
Você deve preencher o comando com o tópico que estiver reconstruindo no momento e adicionar o contexto daqueles textos que você copiou. Caso não saiba o contexto, basta enviar o texto para o ChatGPT e pedir para ele escrever o contexto em sete palavras.
IMPORTANTE: Vale ressaltar que você não deve copiar todo o texto daquele capítulo ou tópico em questão, pois normalmente em uma dissertação a abordagem daquele assunto é bastante abrangente. Você deve seguir a mesma estratégia ensinada no Guia principal da GPT Acadêmico, que está resumido abaixo: Copiar de 4 a 7 textos com citações dentro do seu trabalho para aquele tópico que você está trabalhando no momento; Listar esses textos dentro de um bloco de notas; Colar esses textos dentro do comando anterior e esperar que o ChatGPT recrie se inspirando naqueles textos base; Ler o texto novamente e retirar os padrões de IA que existirem na nova escrita; Colar aquele novo texto no documento do seu artigo.
Observação: Essa etapa é muito importante em todo o seu trabalho. O autoplágio é uma questão relevante, e você não pode simplesmente copiar o que já fez em outro trabalho; deve adaptá-lo.
### Metodologia
A metodologia deve seguir o tamanho ideal do template da revista ou a quantidade de páginas ou parágrafos sugeridos pela inteligência artificial na parte 1 deste passo a passo, nas páginas anteriores.
Tendo essas informações e sabendo da limitação do ChatGPT por resposta, você consegue otimizar a escrita da metodologia da sua dissertação para o seu artigo da seguinte forma:
- Identifique quantas páginas de metodologia para o artigo foram sugeridas.
- Identifique em quantas palavras está escrita a metodologia da sua dissertação.
- Saibam que o ChatGPT tem uma limitação de 600 palavras por resposta.
- Divida 2300/1400 = 1,64 (aproximadamente igual a 2).
- O cálculo acima significa que você precisará resumir sua metodologia duas vezes ou duas respostas na inteligência artificial.
- Para isso, pegue a metodologia da dissertação e divida em duas partes (primeira metade e segunda metade). Envie cada metade por vez utilizando o seguinte comando:
```
Resuma o texto de metodologia a seguir em dois parágrafos de 300 palavras cada um, selecionando os principais pontos escritos e utilizando o mesmo contexto escrito.
[COLE AQUI SUA METODOLOGIA]
```
### Resultados e Discussão
Resultados e discussão seguem o mesmo princípio de escrita da metodologia; contudo, você precisa alinhar as informações que irá aproveitar com aquilo que foi apontado nos objetivos, pois provavelmente não será possível abordar todos os objetivos em um único artigo, sendo necessário adaptar.
Se for uma pesquisa quali-quanti e com muitas análises e estudos, você pode, juntamente com a inteligência artificial, extrair os pontos mais relevantes para serem escritos no artigo. Para isso, envie toda sua discussão dos resultados, ou por partes, e vá pedindo para a IA listar as principais análises encontradas em frases de 30 palavras. Ao final, você terá todas as análises e poderá escolher as que mais fazem sentido para aquele tamanho de artigo.
[https://api.whatsapp.com/send/?phone=5573988973240&text=Ol%C3%A1]
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