Prevenção do Plágio

 Prevenção do Plágio

A melhor maneira de prevenir o plágio é o conhecimento, especialmente por parte dos autores que valorizam a integridade moral. Até este ponto, acredito que você já compreendeu o conceito de plágio. Além disso, é crucial entender por que não plagiar é o caminho correto a seguir. No entanto, muitas vezes nos encontramos numa encruzilhada, sem saber ao certo qual caminho seguir. Por isso, vamos aprender formas práticas de como escrever nossos textos científicos de maneira ética. Vamos explorar mais sobre a importância de citar e referenciar as fontes originais.

Citação
Citação é o meio pelo qual o autor informa aos leitores que determinado conteúdo textual em seu artigo foi retirado de outra fonte. Ela também proporciona ao leitor as informações necessárias para localizar a fonte original, incluindo:

  • Informações sobre o autor;
  • Título do artigo;
  • Números das páginas de onde o material foi retirado;
  • Momento em que o conteúdo foi acessado em sites de acesso aberto onde o material é armazenado e disponibilizado para o público.

Por que citar?
O reconhecimento da autoria através da citação é a única maneira apropriada de utilizar o trabalho de outros e evitar o plágio. Existem diversas razões pelas quais é fundamental citar as fontes:

  1. Citar ajuda aqueles que desejam explorar mais as ideias do autor e entender suas origens;
  2. Nem todas as fontes têm a mesma qualidade e veracidade, sendo crucial citar fontes de periódicos com índices de credibilidade elevados;
  3. A citação demonstra o esforço dedicado à pesquisa;
  4. Ajuda o leitor a distinguir entre as ideias do autor e as de outros pesquisadores (13).

Afinal, como escrever sem cometer plágio?

Enfim chegamos ao ponto chave. Um desafio comum para pesquisadores e autores. Felizmente, existem várias técnicas que podem ajudar a produzir textos originais e éticos. Vamos explorar algumas dessas práticas essenciais:

Paráfrase:
Parafrasear é dizer o mesmo com outras palavras; é como escrever algo em paralelo para expressar o mesmo sentido. Como dica prática, ao ler algo interessante para sua pesquisa, leia em voz alta, faça anotações e depois tente reproduzir escrevendo sem consultar a fonte original. Normalmente, a primeira versão não fica boa, e está tudo bem. Comece a fazer edições após escrever, mas sem consultar novamente o texto original. Ao terminar a sentença, verifique se a informação principal foi mantida e se não houve repetição de sequências de palavras exatamente iguais à fonte. Não basta trocar algumas palavras por sinônimos. Reestruture as frases completamente. Após isso, adicione a citação e referência da fonte.

Citação direta:
Quando houver a necessidade de reproduzir exatamente as mesmas palavras do autor original, você pode fazê-lo usando a sentença entre aspas. Dessa forma, os leitores saberão que aquela sentença ou parágrafo não provém de você, mas do autor referenciado. Explique por que a citação é relevante e como ela se relaciona com seu trabalho. Não se esqueça do que dissemos anteriormente: tome cuidado para não incluir no seu texto mais citações diretas do que suas próprias palavras.

Citação de material próprio:
É comum entre os autores, principalmente da área biológica, publicarem vários artigos a partir de um mesmo experimento. No entanto, deve-se ter o cuidado de não repetir exatamente as mesmas palavras no artigo subsequente ou, então, referenciar o artigo anterior. Os casos de autoplagio são muito comuns, pois os autores julgam que, por terem sido eles próprios que escreveram o artigo anterior, não há problemas com questões éticas. No entanto, na comunidade científica, este ato pode, sim, ser considerado plágio. Ao citar seu artigo anterior, seja claro sobre isso.

Figuras e tabelas:
Para incorporar tabelas ou figuras de materiais protegidos por direitos autorais em um novo artigo, é essencial obter autorização prévia do detentor desses direitos, mencionando isso na legenda. Apenas citar a referência ou reconhecer a fonte não é suficiente. Mesmo ao modificar tabelas ou figuras de artigos publicados, a permissão do detentor dos direitos autorais é necessária antes de reproduzi-las.

Orientações gerais para citações e referências (14):

  1. Sempre verifique se todas as citações no corpo do texto são devidamente referenciadas na seção de referências.
  2. Confira se as referências estão completas, ou seja, com todas as informações necessárias para encontrar a fonte e se estão corretas. Muitos utilizam gerenciadores automáticos de referências; no entanto, automações também podem conter erros. Portanto, é importante revisar as referências geradas e verificar se as informações estão corretas.
  3. Siga sempre as regras estabelecidas pelos órgãos responsáveis pela publicação do seu texto, sejam eles programas de pós-graduação, graduação ou editoriais de revistas científicas. Às vezes, o que é uma referência completa para um não é para outro.

Considerações Finais
Ao adotar e implementar essas práticas de maneira consistente, não apenas asseguramos a integridade e a credibilidade de nossa pesquisa, mas também promovemos um ambiente acadêmico caracterizado pela ética e pelo respeito. Cultivando esses valores, contribuímos para a construção de um legado científico confiável e honrado, essencial para o avanço do conhecimento e para o progresso da sociedade como um todo.

ntrodução às ferramentas de verificação de plágio

Com o avanço da tecnologia, surgem ferramentas poderosas que auxiliam na preservação desses valores essenciais. Este capítulo explora diversas ferramentas de verificação de plágio, cada uma projetada para oferecer suporte eficaz na identificação e prevenção do plágio em trabalhos acadêmicos e profissionais.

Desde plataformas acessíveis online até softwares especializados de inteligência artificial, estas ferramentas não apenas detectam possíveis conteúdos copiados, mas também promovem uma cultura de ética e originalidade. Analisaremos detalhadamente as funcionalidades do DupliChecker, Plagiarism Checker by Grammarly, CopySpider e GPTZero, destacando como cada uma contribui para assegurar a autenticidade e a conformidade com os padrões acadêmicos.

Ao compreender e utilizar essas ferramentas de forma eficiente, os pesquisadores, estudantes e profissionais podem fortalecer seus trabalhos, garantindo que cada contribuição seja verdadeiramente original e devidamente referenciada. Vamos explorar como essas ferramentas não apenas identificam plágio, mas também melhoram a qualidade geral dos textos, promovendo um ambiente acadêmico transparente e respeitável.

DupliChecker
https://www.duplichecker.com/

"Esse é um método absolutamente perfeito, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, e pronto sempre que o usuário precisar. É uma das ferramentas de plágio mais eficazes e gratuitas da Internet. O usuário só precisa de um mecanismo de busca e de uma conexão à rede mundial de computadores para acessar essa ferramenta. Ela permite que o usuário copie e cole ou faça upload do documento para verificar se há plágio." (15)

Plano Gratuito

  • Permite até 1000 palavras por pesquisa.
  • Limite de 1 pesquisa por dia para usuários não registrados.
  • Usuários registrados podem realizar mais verificações diárias (até 50 verificações por dia). (16

Plagiarism Checker by Grammarly
https://www.grammarly.com/plagiarism-checker

"Como a escrita baseada na fonte requer práticas tanto de uso da fonte quanto de escrita, uma ferramenta flexível como o Grammarly, que integra a detecção de plágio e o suporte à escrita, é uma ferramenta promissora que pode ser usada para facilitar a aprendizagem e a avaliação dos alunos da escrita baseada na fonte." (17)

Plano Gratuito

  • Permite até 10.000 palavras por pesquisa.

CopySpider

https://copyspider.com.br/main/

É um software brasileiro de verificação de plágio desenvolvido especificamente para atender às necessidades de instituições educacionais, estudantes e profissionais. Ele auxilia na identificação de trechos de texto que possam ter sido copiados de outras fontes, ajudando a manter a integridade acadêmica e a originalidade dos trabalhos.

"Dos resultados obtidos pode-se observar que a ferramenta CopySpider foi eficaz na correção de trabalhos auxiliando o parâmetro de alta relevância para o professor que é a autenticidade dos trabalhos redigidos pelos alunos." (18)

Plano Gratuito

  • Software 100% gratuito.
  • Versão para desktop, requer instalação.

GPTZero
https://gptzero.me/

GPTZero é uma ferramenta de detecção de inteligência artificial (IA) projetada para identificar se um texto foi gerado por um modelo de linguagem grande, como o ChatGPT. A ferramenta analisa o texto em diferentes níveis (sentença, parágrafo e documento) e fornece uma avaliação detalhada sobre a possível presença de conteúdo gerado por IA. GPTZero foi treinado em um extenso e diversificado conjunto de dados composto por textos escritos por humanos e gerados por IA.

"ChatGPT escreve resumos científicos confiáveis, embora com dados totalmente gerados. Eles são originais sem qualquer plágio detectado, mas geralmente são identificáveis usando um detector de saída de IA e revisores humanos céticos." (19)

Plano Gratuito

  • Permite até 5.000 caracteres por pesquisa.

Estratégia de Divisão do Texto e Sequência de Verificação

  1. Divisão do Texto Acadêmico:
    Para lidar com as limitações de cada ferramenta de verificação de plágio, divida seu texto em partes menores, conforme os limites de cada software:

    • Plagiarism Checker by Grammarly: 10.000 caracteres por parte.
    • DupliChecker: 1.000 palavras por parte.
    • GPTZero: 5.000 caracteres por parte.
  2. Verificação em DupliChecker:
    Utilize primeiro o DupliChecker, pois possui a menor limitação e permitirá identificar grandes trechos de plágio inicialmente.

  3. Verificação em GPTZero:
    Em seguida, use o GPTZero para analisar partes menores do texto, detectando possíveis trechos gerados por IA.

  4. Verificação no Plagiarism Checker by Grammarly:
    Depois, utilize o Plagiarism Checker by Grammarly para uma análise mais detalhada e com maior capacidade de verificação.

  5. Verificação Final no CopySpider:
    Use o CopySpider para uma verificação abrangente e final, garantindo que todas as partes do texto estejam revisadas.


4. Aguardar Resultados:
Espere enquanto a ferramenta processa cada parte do texto e exibe os resultados.

5. Analisar Resultados:
Tome nota dos trechos sinalizados como plágio e edite conforme necessário.

6. Repetir:
Repita para todas as partes do texto.


GPTZero

  1. Acesse o Site:
    Vá para GPTZero.

  2. Divida o Texto:
    Divida o texto em partes de até 5.000 caracteres cada.

  3. Carregar e Verificar:

    • Para cada parte, copie e cole o texto na caixa de texto.
    • Clique no botão "Submit" ou "Verificar Plágio".
  4. Aguardar Resultados:
    Espere enquanto a ferramenta analisa cada parte do texto.

  5. Analisar Resultados:
    Revise os resultados para identificar possíveis trechos gerados por IA.

  6. Repetir:
    Repita para todas as partes do texto.


Plagiarism Checker by Grammarly

  1. Acesse o Site:
    Vá para Grammarly Plagiarism Checker.

  2. Criar uma Conta:
    Se ainda não tem uma conta, crie uma gratuitamente.

  3. Divida o Texto:
    Divida o texto em partes de até 10.000 caracteres cada.

  4. Carregar e Verificar:

    • Para cada parte, copie e cole o texto na caixa de texto ou carregue o documento.
    • Clique no botão "Verificar Plágio".
  5. Aguardar Resultados:
    Aguarde enquanto a ferramenta processa cada parte do texto.

  6. Analisar Resultados:
    Revise os resultados e edite conforme necessário.

  7. Repetir:
    Repita para todas as partes do texto.

Capítulo 7
VERIFICAÇÃO DE PLÁGIO

CopySpider

  1. Baixar o Software:

    • Acesse o site oficial do CopySpider e baixe o software.
  2. Instalar o Software:

    • Siga as instruções de instalação para o seu sistema operacional (apenas Windows).
  3. Abrir o CopySpider:

    • Após a instalação, abra o programa.
  4. Carregar o Texto:

    • Clique em "Adicionar" para escolher o documento que deseja verificar.
    • Ou, cole o texto diretamente na área de trabalho do CopySpider.
  5. Iniciar a Verificação:

    • Clique em "Iniciar" para começar a verificação.
  6. Aguardar Resultados:

    • Espere enquanto o programa analisa o texto.
  7. Analisar Resultados:

    • Revise o relatório de plágio gerado pelo software e faça as edições necessárias.
  8. Repetir:

    • Verifique o texto completo ou as partes revisadas conforme necessário para garantir que todo o conteúdo está livre de plágio.

Considerações Finais

  • Integração dos Resultados:
    Após verificar todas as partes do texto em todas as ferramentas, integre as alterações e correções necessárias no documento final.

  • Revisão Final:
    Faça uma revisão final do texto completo para garantir a coesão e coerência após as edições.

Referências

  1. Merriam Webster. (nd). Plagiar. No dicionário Merriam-Webster.com. Recuperado em 17 de junho de 2024, em https://www.merriam-webster.com/dictionary/plagiarize.

  2. Sugimoto, L. Só 13% dos ingressantes na UNICAMP sabem o que é plágio. In: Portal da UNICAMP. Comunidade Interna. 30 out. 2018. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2018/10/30/so-13-dos-ingressantes-na-unicamp-sabem-o-que-e-plagio. Acesso em: 19 jun. 2024.

  3. Burdine, L. K., de Castro Maymone, M. B., & Vashi, N. A. (2019). Text recycling: Self-plagiarism in scientific writing. International Journal of Women's Dermatology, 5(2), 134-136.

  4. Turnitin. (2017). É plágio ou não é. Disponível em: https://www.turnitin.com. Acesso em: 31 out. 2018.

  5. Brasil. (1998). Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm. Acesso em: 20 jun. 2024.

  6. Brasil. (1940). Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal Brasileiro. Artigo 184. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848.htm. Acesso em: 20 jun. 2024.

  7. Committee on Publication Ethics. (n.d.). Authorship. Committee on Publication Ethics. Disponível em: https://publicationethics.org/cope-position-statements/author. Acesso em: 19 jun. 2024.Khaleel, M., Nassar, Y., & El-Khozondar, H. J. (2024). Towards Utilizing Artificial Intelligence in Scientific Writing. Int. J. Electr. Eng. And Sustain., 4(1), 45-50. Retrieved from https://ijees.org/index.php/ijees/article/view/76

    1. Bharadwaj, P., Shaw, C., Nejaime, L., Martin, S., Janson, N., & Fox, K. (2023, June). Time for Class - 2023. Tyton Partners.

    2. Chetwynd, E. (2024). Ethical use of artificial intelligence for scientific writing: Current trends. Journal of Human Lactation, 40(2), 211-215. https://doi.org/10.1177/089033442211235160

    3. Carobene, A., Padoan, A., Cabitza, F., Banfi, G., & Plebani, M. (2024). Rising adoption of artificial intelligence in scientific publishing: Evaluating the role, risks, and ethical implications in paper drafting and review process. Clinical Chemistry and Laboratory Medicine (CCLM, 62(5), 835-843. https://doi.org/10.1515/cclm-2023-1136

    4. Kacena, M.A., Plotkin, L.I., & Fehrenbacher, J.C. (2024). The use of artificial intelligence in writing scientific review articles. Current Osteoporosis Reports, 22(2), 115-121. https://doi.org/10.1007/s11914-023-08850-2

    5. Masic, I. (2014). Plagiarism in scientific research and publications and how to prevent it. Materia Socio-Medica, 26(2).

    6. Debnath, J. (2016). Plagiarism: A silent epidemic in scientific writing—Reasons, recognition and remedies. Medical Journal Armed Forces India, 72(2), 164-167.

    7. Khaleel, F., & Al-Tamimi, M. S. H. (2021). Plagiarism detection methods and tools: An overview. Iraqi Journal of Science, 2771-2783.

    8. Trotta, A., Ziosi, M., & Lomonaco, V. The future of ethics in AI: Challenges and opportunities. AI & Soc 38, 439–441 (2023). https://doi.org/10.1007/s00146-023-01644-x

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