REGIME DE AVALIAÇÃO
CURSO DE ESTADO-MAIOR CONJUNTO E INTEGRADO
ANO:
PLANO DE CURSO
PARTE II – REGIME DE AVALIAÇÃO
SECÇÃO I
AVALIAÇÃO
1. CONSIDERAÇÕES GERAIS
a. O presente regime de avaliação tem por
finalidade fixar os critérios, normas, procedimentos e indicadores de avaliação
e qualificação dos oficiais que frequentam o CEMCI. Concorrentemente
pretende-se também percecionar o grau de satisfação dos discentes, contribuindo
assim para a qualidade do ensino ministrado no IDN.
b. O regime da avaliação do CEMCI é um
processo contínuo que se aplica aos discentes que o frequentam, com o propósito
de determinar o grau de obtenção dos objetivos de aprendizagem estabelecidos no
Plano de Curso, bem como a classificação e ordenação dos discentes.
c. Enquanto processo de verificação da
qualidade da formação, a avaliação do curso considera não só a avaliação da
aprendizagem, mas também, na perspetiva do discente, o grau de satisfação, a
qualidade do ensino e as horas despendidas, quer em relação ao curso, quer em
relação a cada uma das UC e às atividades nelas desenvolvidas.
2. AVALIAÇÃO DA
APRENDIZAGEM
a. A avaliação dos discentes assume duas
vertentes: quantitativa e qualitativa.
b. A Avaliação Quantitativa (AvQ) incide
sobre o domínio dos conhecimentos e competências adquiridos ao longo do
processo de ensino-aprendizagem. É obtida com o recurso a Instrumentos de
Avaliação (IA) – Avaliação Sumativa (AvSum) – e observação direta do desempenho
dos discentes – Avaliação Contínua (AvC).
c. A Avaliação Qualitativa incide sobre o
domínio das atitudes, atributos e comportamentos dos discentes nas atividades
de horas de contacto, obtida com recurso à observação direta por parte dos
docentes. Esta avaliação é contínua e subordina-se ao referencial de atitudes
apresentado na Secção V, Parte II deste Plano de Curso. Expressa-se através de
uma escala qualitativa dos aspetos indicados no referencial de atitudes,
podendo ser complementada através da elaboração de um juízo ampliativo por cada
discente. Nos casos referenciados neste Plano de Curso, pode também ser
expressa quantitativamente.
d. A conjugação das duas vertentes da
avaliação, sob o ponto de vista dos docentes no decurso das respetivas UC e do
Diretor de Curso, contribui para a elaboração da Ficha de Avaliação na Formação
(FAF) relativa a cada discente, conforme Secção III, Parte II deste Plano de
Curso.
3. APROVEITAMENTO
a. O aproveitamento escolar traduz-se no grau
de cumprimento dos objetivos de aprendizagem em cada UC, competindo esta
avaliação ao corpo docente.
b. A avaliação do aproveitamento escolar e as
classificações finais dos discentes serão apreciadas pelo Conselho de Curso e
homologadas pelo Diretor do IDN.
c. A conclusão com aproveitamento no CEMCI é
comprovada pela atribuição de um
“Diploma
de Curso”, no encerramento do mesmo, no qual conste a classificação final
obtida pelo discente.
d. Considera-se não aprovado numa UC o
discente que obtenha uma classificação final inferior a 10 valores.
e. Será eliminado do curso, por despacho do
Diretor do IDN, sob proposta do Conselho de Curso, o discente:
(1) Que se encontre em situação de não
aprovado em pelo menos uma UC;
(2) Que exceda o limite máximo admissível de
faltas justificadas (10% do total de TE no Plano de Curso ou 20% dos TE de uma
UC);
(3) A quem seja concedida a suspensão da sua
frequência por despacho do Exmo.
Chefe do Estado-Maior General das F-FDTL;
(4)
A quem seja
concedida a suspensão da sua frequência por despacho do Exmo. Comandante
Geral da PNTL;
(5) Que, por motivos disciplinares, incorra
nesta situação.
4. CLASSIFICAÇÕES E CERTIFICAÇÕES
a. Classificação nos Instrumentos de Avaliação
(1) Os IA a utilizar são:
-
testes escritos;
- trabalhos individuais, escritos ou orais;
- trabalhos de grupo, escritos ou orais; -
trabalhos de campo.
(2) A classificação nos IA é expressa numa
escala numérica não inteira de 0 (zero) a 20 (vinte) valores, arredondada às
centésimas.
(3) As classificações são comunicadas aos
discentes pelo Diretor do Curso.
(4) As classificações são comunicadas aos
discentes por distribuição individual presencial ou por distribuição de lista
coletiva, disponibilizada através de sistema de informação que garanta o seu
conhecimento apenas pelos discentes do curso.
(5) Após o conhecimento de uma classificação
negativa num IA, e num prazo de até 48 horas após esse conhecimento, o discente
tem a possibilidade de requerer junto do Diretor de Curso a realização de um
exame de recurso. Em cada IA só há possibilidade de efetuar uma avaliação de
recurso.
(6) Não há lugar à realização de exame de
recurso para obtenção de aproveitamento em UC que compreendam, exclusivamente,
trabalhos de investigação individuais, trabalhos de campo ou IA realizados em
grupo.
b. Classificação Final de Unidade Curricular
(1) Média ponderada, numa escala numérica
inteira de 0 (zero) a 20 (vinte) valores, das classificações obtidas pelo
discente nos IA planeados no desenvolvimento dessa UC, afetada, quando
aplicável, pela avaliação de natureza contínua, numa proporção de 70% e 30%
respetivamente:
(2) Na UC de “Metodologia da Investigação
Cientifica” (MIC), a AvSum é a classificação obtida pelo discente na elaboração
e apresentação do Projeto de Trabalho de Investigação;
(3) A classificação final do Trabalho de
Investigação Individual, composto por uma componente escrita e outra de exposição
e debate do trabalho, na proporção de 60% e 40% respetivamente, é regulada por
norma interna do IDN;
(4) A classificação final da UC de “Trabalho
de Investigação Individual” resulta da média ponderada da classificação obtida
no trabalho, conforme referido no ponto anterior, constituindo esta a a
avaliação sumativa, e a avaliação continua dada pelo orientador do trabalho ao
longo do seu desenvolvimento, de acordo com a fórmula seguinte:
(5) Nas UC não sujeitas a AvSum, a
classificação final será a da AvC, não sendo esta contabilizada no cálculo da
classificação final de curso, mas contribuindo para a elaboração do juízo
ampliativo das FAF, conforme se descreve em 4.d.
c. Classificação Final do Curso
(1) Média ponderada, numa escala numérica inteira
de 0 (zero) a 20 (vinte) valores, das classificações obtidas pelo discente em
cada uma das UC, mediante a aplicação das seguintes fórmulas:
(1) Discentes das F-FDTL (Vertente Terrestre)
(2*LP1+7*LP2+ITI+3*MIC+2*GAR+GL+DA+EFP+CRP+LID+3*DOT+1*PDM+5*POC+2*PON+2
*OCC+4*PLANOP+HM+3*SEM+PG1+PG2+PG3+PG4+PG5+PG6+PG7+PG8+PG9+PH10+9*
TII)/60
(2) Discentes das F-FDTL (Vertente Naval)
(2*LP1+7*LP2+ITI+3*MIC+2*GAR+GL+DA+EFP+CRP+LID+3*DN+1*ON+5*PONAV+2*PON+2
*OCC+4*PLANOP+HM+3*SEM+PG1+PG2+PG3+PG4+PG5+PG6+PG7+PG8+PG9+PH10+9*
TII)/60
(3)
Discentes da PNTL
(2*LP1+7*LP2+ITI+3*MIC+2*GAR+GL+DA+EFP+CRP+LID+2*CC+OIPNTL+1*PDM+5*POP+2*
PON+2*OCC+4*PLANOP+HM+3*SEM+PG1+PG2+PG3+PG4+PG5+PG6+PG7+PG8+PG9+P
H10+9*TII)/60
(4) Por despacho do Diretor do IDN, ouvido o
Conselho de Curso, às classificações finais obtidas pelos discentes pode ser
associada uma menção qualitativa com as seguintes classes:
(a)
01 a 09: Reprovado
(b)
10 a 13: Suficiente;
(c) 14 e 15: Bom; (d) 16 e 17: Muito bom; (e) 18
a 20: Excelente.
d. Ficha de Avaliação na Formação
(1) A FAF tem por finalidade traduzir a
avaliação, o interesse e a participação demonstrados por cada discente durante
o curso.
(2) É elaborada pelo Diretor de Curso para
todos os discentes e homologada pelo Diretor do IDN, sendo posteriormente
enviada para as F-FDTL e para a PNTL.
(3) Para efeitos da FAF, a classificação final
do curso é expressa numa escala numérica não inteira de 0 (zero) a 20 (vinte)
valores, arredondada às centésimas.
(4) Para além da classificação final, a FAF
inclui um juízo ampliativo final baseado nos comportamentos, atitudes e
atributos do discente e a sua posição relativa, no final do curso, tendo por
base as classificações finais de todos os oficiais que frequentaram o CEMCI.
SECÇÃO II
REFERENCIAL PARA AVALIAÇÃO
DE ATITUDES
ATITUDES |
DESCRIÇÃO
|
Conduta e
postura |
O aluno está atento e participa ativamente durante as
aulas; É colaborativo e construtivo na forma como interage com
os docentes; Exprime-se com correção e aceita, de forma
disciplinada, as observações que lhe são efetuadas pelos docentes. |
Dedicação
e Empenho |
O aluno manifesta disposição para assumir a resolução
de problemas; Demonstra perseverança no cumprimento das tarefas,
mesmo que difíceis ou frustrantes; Evidencia flexibilidade de pensamento e disposição para
tomar iniciativas; Demonstra disposição para aprender conhecimentos
diferenciados dos seus interesses imediatos. |
Senso e
ponderação |
O aluno adota comportamentos adequados em função das
circunstâncias; Demonstra capacidade para reduzir eficientemente os
conflitos ou fricções; Mostra segurança e equilíbrio, mesmo nos momentos mais
conturbados, sabendo defender as suas opiniões e assumir as suas
responsabilidades. |
Relações interpessoais e de grupo |
O aluno coopera com os outros, evidenciando
simultaneamente respeito pelas diferenças; Trabalha em função dos interesses do grupo; Demonstra autoridade e liderança quando em funções de
responsabilidade; Evidencia capacidade para delegar com eficácia. |
Comunicação
interpessoal |
O aluno comunica de forma fácil e fluente; Certifica-se que foi compreendido e, quando conclui que
não o foi, procura soluções verbais, pictóricas ou outras que melhorem o seu
poder de comunicação; Comunica com os outros de uma forma que demonstra
tolerância e espírito de equipa. |
Cada fator
avaliado pode assumir, em termos de menção qualitativa, cinco níveis:
1 |
Insatisfatório |
2 |
Satisfatório |
3 |
Bom |
4 |
Muito bom |
5 |
Excelente |
SECÇÃO III
FICHA DE AVALIAÇÃO NA
FORMAÇÃO
|
REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE MINISTÉRIO DE DEFESA E SEGURANÇA INSTITUTO
DE DEFESA NACIONAL |
|
|
FICHA DE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO (FAF) |
|
CURSO:
|
CURSO DE ESTADO-MAIOR CONJUNTO E
INTEGRADO/ F-FDTL |
|
PERÍODO:
|
|
1. ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃ Nome:
Posto: |
O No: |
Unidade:
|
2. AVALIAÇÃO QUANTITATIVA |
(Valores) |
||
Módulo de Formação Base (MFB) |
|
||
UC |
Língua Portuguesa
I...................................................................... Língua Portuguesa II
.................................................................... Informática
e Tecnologias de Informação..................................... Projeto
Social................................................................................
Metodologia de Investigação Científica
........................................ |
|
|
|
|||
|
|||
|
|||
|
Módulo de Formação Específica (MFE) |
|
||
Bloco de Matérias de Administração |
|
|
|
UC |
Gestão e Administração de
Recursos........................................... Gestão Logística ..........................................................................
Direito
Administrativo....................................................................
Economia e Finanças Públicas
.................................................... Comunicação e Relações
Públicas............................................... Liderança
............................................................ |
|
|
|
|||
|
|||
|
|||
|
|||
|
|||
Bloco de Matérias de Tática |
|
||
UC |
Doutrina das Operações
.............................................................. Processo de Decisão Militar
......................................................... Planeamento
de Operações de Combate .................................... |
|
|
|
|||
|
|||
Trabalho
de Investigação |
|
Módulo de Formação Conjunta e Integrada
(MFCI) |
|
||
Bloco de Matérias de Operações |
|
|
|
UC |
Planeamento de Operações Nacional
.......................................... Operações Conjuntas e Combinadas
.......................................... Planeamento de Operações
......................................................... |
|
|
|
|||
|
História Militar ..............................................................................
Bloco de Matérias da Pós-Graduação em
Estudos Estratégicos e Resiliência Nacional
|
|
|
UC |
Seminário
.....................................................................................
UC
................................................................................................
UC ................................................................................................
|
|
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
Classificação
Final do Curso |
Menção
Qualitativa |
Posição
relativa no Curso |
|
|
/
discentes |
3.
AVALIAÇÃO QUALITATIVA |
Níve |
is |
|
|||||||
Atitudes
|
1 2 3 |
|
4 |
5 |
||||||
Conduta e postura Dedicação e empenho Senso e ponderação Relações interpessoais e de grupo Comunicação interpessoal (Assinalar com uma cruz o nível |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||||||
|
|
|
|
|
||||||
|
|
|
|
|
||||||
|
|
|
|
|
||||||
|
atribuído
em cada factor |
) |
|
|
||||||
|
|
|
||||||||
JUÍZO
AMPLIATIVO |
|
|
||||||||
|
|
|
||||||||
Data:
|
O
Diretor de Curso: |
|
|
|||||||
IDN, ..... de
........................... de ..............
Homologo, O Diretor
do IDN _________________________
___
FICHA DE AVALIAÇÃO NA
FORMAÇÃO
|
REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE MINISTÉRIO DE DEFESA E SEGURANÇA INSTITUTO
DE DEFESA NACIONAL |
|
|
FICHA DE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO (FAF) |
|
CURSO:
|
CURSO DE ESTADO-MAIOR CONJUNTO E
INTEGRADO/ F-FDTL |
|
PERÍODO:
|
|
4. ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃ Nome:
Posto: |
O No: |
Unidade:
|
5. AVALIAÇÃO QUANTITATIVA |
(Valores) |
||
Módulo de Formação Base (MFB) |
|
||
UC |
Língua Portuguesa
I...................................................................... Língua Portuguesa II
.................................................................... Informática
e Tecnologias de Informação..................................... Projeto
Social................................................................................
Metodologia de Investigação Científica
........................................ |
|
|
|
|||
|
|||
|
|||
|
Módulo de Formação Específica (MFE) |
|
||
Bloco de Matérias de Administração |
|
|
|
UC |
Gestão e Administração de
Recursos........................................... Gestão Logística
..........................................................................
Direito
Administrativo....................................................................
Economia e Finanças Públicas
.................................................... Comunicação e Relações
Públicas............................................... Liderança
............................................................ |
|
|
|
|||
|
|||
|
|||
|
|||
|
|||
Bloco de Matérias de Tática |
|
||
UC |
Doutrina Naval
..............................................................................
Operações
Navais.........................................................................
Planeamento de Operações Navais
............................................. |
|
|
|
|||
|
|||
Trabalho
de Investigação |
|
Módulo de Formação Conjunta e Integrada
(MFCI) |
|
||
Bloco de Matérias de Operações |
|
|
|
UC |
Planeamento de Operações
Nacional .......................................... Operações Conjuntas e
Combinadas .......................................... Planeamento de Operações
......................................................... História Militar ..............................................................................
|
|
|
|
|||
|
|||
|
|||
Bloco de Matérias da Pós-Graduação em
Estudos Estratégicos e Resiliência Nacional
|
|
Seminário
.....................................................................................
UC |
UC ................................................................................................
UC
................................................................................................
|
|
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
Classificação
Final do Curso |
Menção
Qualitativa |
Posição
relativa no Curso |
|
|
/
discentes |
6.
AVALIAÇÃO QUALITATIVA |
Níve |
is |
|
|||||||
Atitudes
|
1 2 3 |
|
4 |
5 |
||||||
Conduta e postura Dedicação e empenho Senso e ponderação Relações interpessoais e de grupo Comunicação interpessoal (Assinalar com uma cruz o nível |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||||||
|
|
|
|
|
||||||
|
|
|
|
|
||||||
|
atribuído
em cada factor |
) |
|
|
||||||
|
||||||||||
|
|
|
||||||||
JUÍZO
AMPLIATIVO |
|
|
||||||||
|
|
|
||||||||
Data:
|
O
Diretor de Curso: |
|
|
|||||||
IDN, ..... de
........................... de ..............
Homologo, O Diretor
do IDN _________________________
___
|
REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE MINISTÉRIO DE DEFESA E SEGURANÇA INSTITUTO
DE DEFESA NACIONAL |
|
|
FICHA DE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO (FAF) |
|
CURSO:
|
CURSO DE ESTADO-MAIOR CONJUNTO E
INTEGRADO/ PNTL |
|
PERÍODO:
|
|
7. ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃ Nome:
Posto: |
O No: |
Unidade: |
8. AVALIAÇÃO QUANTITATIVA |
(Valores) |
||
Módulo de Formação Base (MFB) |
|
||
UC |
Língua Portuguesa
I...................................................................... Língua Portuguesa II ....................................................................
Informática
e Tecnologias de Informação..................................... Projeto
Social................................................................................
Metodologia de Investigação Científica
........................................ |
|
|
|
|||
|
|||
|
|||
|
Módulo de Formação Específica (MFE) |
|
||
Bloco de Matérias de Administração |
|
|
|
UC |
Gestão e Administração de
Recursos........................................... Gestão Logística
..........................................................................
Direito
Administrativo....................................................................
Economia e Finanças Públicas
.................................................... Comunicação e Relações
Públicas............................................... Liderança
............................................................ |
|
|
|
|||
|
|||
|
|||
|
|||
|
|||
Bloco de Matérias de Tática |
|
||
UC |
Ciências Criminais
........................................................................ Operações e Informações de
Polícia ........................................... Processo de Decisão Militar
......................................................... Planeamento de
Operações de Polícia ........................................ |
|
|
|
|||
|
|||
|
|||
Trabalho
de Investigação |
|
Módulo de Formação Conjunta e Integrada
(MFCI) |
|
||
Bloco de Matérias de Operações |
|
|
|
UC |
Planeamento de Operações
Nacional .......................................... Operações Conjuntas e
Combinadas .......................................... Planeamento de Operações
......................................................... História Militar
..............................................................................
|
|
|
|
|||
|
|||
|
|||
Bloco de Matérias da Pós-Graduação em
Estudos Estratégicos e Resiliência Nacional
|
|
Seminário
.....................................................................................
UC |
UC ................................................................................................
UC
................................................................................................
|
|
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
||
|
Classificação
Final do Curso |
Menção
Qualitativa |
Posição
relativa no Curso |
|
|
/
discentes |
9.
AVALIAÇÃO QUALITATIVA |
Níve |
is |
|
|||||||
Atitudes
|
1 2 3 |
|
4 |
5 |
||||||
Conduta e postura Dedicação e empenho Senso e ponderação Relações interpessoais e de grupo Comunicação interpessoal (Assinalar com uma cruz |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||||||
|
|
|
|
|
||||||
|
|
|
|
|
||||||
|
o nível atribuído em cada factor |
) |
|
|
||||||
|
||||||||||
|
|
|
||||||||
JUÍZO
AMPLIATIVO |
|
|
||||||||
|
|
|
||||||||
Data:
|
O
Diretor de Curso: |
|
|
|||||||
IDN, ..... de
........................... de ..............
Homologo, O Diretor
do IDN _________________________
___
SECÇÃO IV
MONITORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
1. INTRODUÇÃO
a. O IDN pretende desenvolver uma cultura de
rigor e exigência na qualidade do ensino que ministra, bem como do respetivo
Corpo Docente.
b. É assim estabelecido um processo de
verificação da qualidade da formação, para além da avaliação da aprendizagem
dos discentes, o qual pretende avaliar, na perspetiva destes, o grau de
satisfação, a qualidade do ensino e as horas dispendidas, quer em relação ao
curso, quer em relação a cada uma das UC e às atividades nelas desenvolvidas.
c. A análise deste tipo de avaliação deve ser
tratada por entidade independente – não relacionada com o ensino – e
interpretada com sentido crítico positivo. Quando necessário, esta avaliação
deve resultar nas necessárias ações de correção.
2. QUESTIONÁRIO DE REAÇÃO À FORMAÇÃO
a. No final de cada de UC será proporcionada
ao discente a possibilidade de manifestar as suas perceções quanto às matérias
lecionadas e à forma como foram transmitidas. Essas perceções serão registadas,
de forma anónima, por cada discente ou amostra representativa, num documento
denominado Questionário de Reação à Formação (QRF), cujo modelo se junta.
b. Os QRF, cuja aplicação se reveste de
caráter obrigatório, deverão ser analisados, com todo o rigor, de modo a que se
possam extrair conclusões e ensinamentos que se venham a traduzir em melhorias
futuras nos conteúdos e na forma de ensino.
3. CONTABILIZAÇÃO DE HORAS DE NÃO-CONTACTO
a. No início de cada UC, será disponibilizada
aos discentes um Formulário para Registo de Horas de Não-Contacto (FRHNC), cujo
modelo se junta.
b. O FRHNC deverá ser preenchido pelos
discentes no final de cada UC.
QUESTIONÁRIO DE REAÇÃO À
FORMAÇÃO (QRF)
CEMCI
2023
A sua colaboração é um contributo
imprescindível para a melhoria e excelência da formação. Ao responder a este
questionário, sincera e cuidadosamente, estará a ajudar a Direção do Instituto
nesse sentido.
APRECIAÇÃO
ESPECÍFICA
1 = Nada 6 = Totalmente
NA = não aplicável
1. PROGRAMA E CONTEÚDOS |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
NA |
1.1 O programa
da matéria foi interessante e pertinente face aos seus objetivos? |
|
|
|
|
|
|
|
1.2 Os conteúdos foram trabalhados de forma
proveitosa? |
|
|
|
|
|
|
|
1.3 O programa
trouxe conhecimento sobre novas matérias / temas? |
|
|
|
|
|
|
|
1.4 Os conteúdos permitiram a atualização de
conhecimentos? |
|
|
|
|
|
|
|
1.5 O programa é importante para a sua melhoria
profissional? |
|
|
|
|
|
|
|
2. ORGANIZAÇÃO |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
NA |
2.1 A
organização da UC (programa, horários, instalações e equipamentos, apoio
administrativo, etc.) e da matéria foi adequada? |
|
|
|
|
|
|
|
2.2 A duração da UC ou módulo satisfez? |
|
|
|
|
|
|
|
2.3 O programa de visitas foi adequado e
interessante? |
|
|
|
|
|
|
|
3. METODOLOGIA / MEIOS |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
NA |
3.1 Os métodos /
técnicas[1] usadas no processo ensinoaprendizagem
foram adequados? |
|
|
|
|
|
|
|
3.2 A distribuição entre sessões de teoria e
prática foi adequada? |
|
|
|
|
|
|
|
3.3 O sistema de avaliação foi adequado? |
|
|
|
|
|
|
|
3.4 Os recursos utilizados facilitaram a
aprendizagem? |
|
|
|
|
|
|
|
3.5 A documentação
fornecida satisfez? |
|
|
|
|
|
|
|
4. MONITORIA |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
NA |
4.1 O(s) Docente(s) tornou (tornaram) os temas
acessíveis? |
|
|
|
|
|
|
|
4.2 O(s) Docente(s) mostrou (mostraram) dominar
bem os conteúdos? |
|
|
|
|
|
|
|
4.3 O(s)
Docente(s) mostrou (mostraram)
boa capacidade
pedagógica? |
|
|
|
|
|
|
|
4.4 O(s) Docente(s) respondeu (responderam) às
questões / dúvidas apresentadas? |
|
|
|
|
|
|
|
4.5 O(s)
Docente(s) encorajou (encorajaram) a relação entre os discentes do Curso? |
|
|
|
|
|
|
|
4.6 O(s)
Docente(s) apelou (apelaram) à participação de todos os discentes do Curso? |
|
|
|
|
|
|
|
APRECIAÇÃO
GLOBAL
5. O que MAIS LHE AGRADOU na forma como a
formação foi CONDUZIDA:
6. O que MENOS LHE AGRADOU na forma como a
formação foi CONDUZIDA:
7. Outros comentários, críticas, sugestões, para futuros cursos:
8. Numa escala de 1 (-) a 10 (+), como classificaria, globalmente, esta UC ou
módulo?
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
Este breve questionário surge da
necessidade de atribuir um valor, em créditos, às unidades curriculares do Plano de Estudos,
contribuindo para a sua reavaliação. O rigor da informação prestada é da maior
importância para a revisão do Plano de Estudos. Conta-se, pois, com o
correspondente empenhamento e cuidado na
objetividade da informação aqui prestada.
Data: ____ / _____ / _____
Obrigado pela sua colaboração
FORMULÁRIO PARA REGISTO DE HORAS DE NÃO-CONTACTO
(FRHNC)
CEMCI 2023
Identificação da Unidade Curricular/
Módulo/Matéria
Designação
Horas de Não- Contacto
|
Estudo (EE) |
|
Trabalho de Aplicação de
Grupo (TAG) |
|
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Trabalho de Aplicação
Individual (TAI) |
|
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Trabalho de Investigação
de Grupo (TIG) |
|
|
Trabalho de Investigação
Individual (TII) |
|
|
Trabalho em Tema Tático
(TT) ou Tema de Operações (TO) |
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|
Estudo de Caso (EC) |
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|
Trabalho no Terreno (TTR) |
|
|
Projetos (PRJ) |
|
|
|
TOTAL
(NÃO-CONTACTO) |
|
Posto/Nome:
____________________________________________________________
Curso:__________________________________________________________________
Data:
________________________
[1] Metodologias de ensino-aprendizagem e
técnicas de formação (exposição, trabalhos de grupo, trabalhos individuais,
visitas, etc.).
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