REGIME DE AVALIAÇÃO

 CURSO DE ESTADO-MAIOR CONJUNTO E INTEGRADO

 

ANO: 

 

 

PLANO DE CURSO

 

 

  

             

PARTE II – REGIME DE AVALIAÇÃO

SECÇÃO I

AVALIAÇÃO

1.  CONSIDERAÇÕES GERAIS

a.    O presente regime de avaliação tem por finalidade fixar os critérios, normas, procedimentos e indicadores de avaliação e qualificação dos oficiais que frequentam o CEMCI. Concorrentemente pretende-se também percecionar o grau de satisfação dos discentes, contribuindo assim para a qualidade do ensino ministrado no IDN.

b.    O regime da avaliação do CEMCI é um processo contínuo que se aplica aos discentes que o frequentam, com o propósito de determinar o grau de obtenção dos objetivos de aprendizagem estabelecidos no Plano de Curso, bem como a classificação e ordenação dos discentes.

c.    Enquanto processo de verificação da qualidade da formação, a avaliação do curso considera não só a avaliação da aprendizagem, mas também, na perspetiva do discente, o grau de satisfação, a qualidade do ensino e as horas despendidas, quer em relação ao curso, quer em relação a cada uma das UC e às atividades nelas desenvolvidas.

2.  AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

a.    A avaliação dos discentes assume duas vertentes: quantitativa e qualitativa.

b.    A Avaliação Quantitativa (AvQ) incide sobre o domínio dos conhecimentos e competências adquiridos ao longo do processo de ensino-aprendizagem. É obtida com o recurso a Instrumentos de Avaliação (IA) – Avaliação Sumativa (AvSum) – e observação direta do desempenho dos discentes – Avaliação Contínua (AvC).

c.    A Avaliação Qualitativa incide sobre o domínio das atitudes, atributos e comportamentos dos discentes nas atividades de horas de contacto, obtida com recurso à observação direta por parte dos docentes. Esta avaliação é contínua e subordina-se ao referencial de atitudes apresentado na Secção V, Parte II deste Plano de Curso. Expressa-se através de uma escala qualitativa dos aspetos indicados no referencial de atitudes, podendo ser complementada através da elaboração de um juízo ampliativo por cada discente. Nos casos referenciados neste Plano de Curso, pode também ser expressa quantitativamente. 

d.    A conjugação das duas vertentes da avaliação, sob o ponto de vista dos docentes no decurso das respetivas UC e do Diretor de Curso, contribui para a elaboração da Ficha de Avaliação na Formação (FAF) relativa a cada discente, conforme Secção III, Parte II deste Plano de Curso.

3.  APROVEITAMENTO

a.    O aproveitamento escolar traduz-se no grau de cumprimento dos objetivos de aprendizagem em cada UC, competindo esta avaliação ao corpo docente.

b.    A avaliação do aproveitamento escolar e as classificações finais dos discentes serão apreciadas pelo Conselho de Curso e homologadas pelo Diretor do IDN.

c.    A conclusão com aproveitamento no CEMCI é comprovada pela atribuição de um

“Diploma de Curso”, no encerramento do mesmo, no qual conste a classificação final obtida pelo discente.

d.    Considera-se não aprovado numa UC o discente que obtenha uma classificação final inferior a 10 valores.

e.    Será eliminado do curso, por despacho do Diretor do IDN, sob proposta do Conselho de Curso, o discente: 

(1)    Que se encontre em situação de não aprovado em pelo menos uma UC;

(2)    Que exceda o limite máximo admissível de faltas justificadas (10% do total de TE no Plano de Curso ou 20% dos TE de uma UC);

(3)    A quem seja concedida a suspensão da sua frequência por despacho do Exmo.

Chefe do Estado-Maior General das F-FDTL;

(4)    A quem seja concedida a suspensão da sua frequência por despacho do Exmo. Comandante Geral da PNTL;

(5)    Que, por motivos disciplinares, incorra nesta situação.

4.  CLASSIFICAÇÕES E CERTIFICAÇÕES
a. Classificação nos Instrumentos de Avaliação

(1)    Os IA a utilizar são:

-     testes escritos;

-     trabalhos individuais, escritos ou orais;

-     trabalhos de grupo, escritos ou orais; - trabalhos de campo.

(2)    A classificação nos IA é expressa numa escala numérica não inteira de 0 (zero) a 20 (vinte) valores, arredondada às centésimas.

(3)    As classificações são comunicadas aos discentes pelo Diretor do Curso.

(4)    As classificações são comunicadas aos discentes por distribuição individual presencial ou por distribuição de lista coletiva, disponibilizada através de sistema de informação que garanta o seu conhecimento apenas pelos discentes do curso.

(5)    Após o conhecimento de uma classificação negativa num IA, e num prazo de até 48 horas após esse conhecimento, o discente tem a possibilidade de requerer junto do Diretor de Curso a realização de um exame de recurso. Em cada IA só há possibilidade de efetuar uma avaliação de recurso.

(6)    Não há lugar à realização de exame de recurso para obtenção de aproveitamento em UC que compreendam, exclusivamente, trabalhos de investigação individuais, trabalhos de campo ou IA realizados em grupo. 

b. Classificação Final de Unidade Curricular

(1)  Média ponderada, numa escala numérica inteira de 0 (zero) a 20 (vinte) valores, das classificações obtidas pelo discente nos IA planeados no desenvolvimento dessa UC, afetada, quando aplicável, pela avaliação de natureza contínua, numa proporção de 70% e 30% respetivamente:

 

 

 

(2)  Na UC de “Metodologia da Investigação Cientifica” (MIC), a AvSum é a classificação obtida pelo discente na elaboração e apresentação do Projeto de Trabalho de Investigação;

(3)  A classificação final do Trabalho de Investigação Individual, composto por uma componente escrita e outra de exposição e debate do trabalho, na proporção de 60% e 40% respetivamente, é regulada por norma interna do IDN;

(4)  A classificação final da UC de “Trabalho de Investigação Individual” resulta da média ponderada da classificação obtida no trabalho, conforme referido no ponto anterior, constituindo esta a a avaliação sumativa, e a avaliação continua dada pelo orientador do trabalho ao longo do seu desenvolvimento, de acordo com a fórmula seguinte:

 

 

 

(5)  Nas UC não sujeitas a AvSum, a classificação final será a da AvC, não sendo esta contabilizada no cálculo da classificação final de curso, mas contribuindo para a elaboração do juízo ampliativo das FAF, conforme se descreve em 4.d.

c. Classificação Final do Curso

(1) Média ponderada, numa escala numérica inteira de 0 (zero) a 20 (vinte) valores, das classificações obtidas pelo discente em cada uma das UC, mediante a aplicação das seguintes fórmulas:

(1)       Discentes das F-FDTL (Vertente Terrestre)

(2*LP1+7*LP2+ITI+3*MIC+2*GAR+GL+DA+EFP+CRP+LID+3*DOT+1*PDM+5*POC+2*PON+2

*OCC+4*PLANOP+HM+3*SEM+PG1+PG2+PG3+PG4+PG5+PG6+PG7+PG8+PG9+PH10+9*

TII)/60

(2)       Discentes das F-FDTL (Vertente Naval) (2*LP1+7*LP2+ITI+3*MIC+2*GAR+GL+DA+EFP+CRP+LID+3*DN+1*ON+5*PONAV+2*PON+2

*OCC+4*PLANOP+HM+3*SEM+PG1+PG2+PG3+PG4+PG5+PG6+PG7+PG8+PG9+PH10+9*

TII)/60

(3)       Discentes da PNTL

(2*LP1+7*LP2+ITI+3*MIC+2*GAR+GL+DA+EFP+CRP+LID+2*CC+OIPNTL+1*PDM+5*POP+2*

PON+2*OCC+4*PLANOP+HM+3*SEM+PG1+PG2+PG3+PG4+PG5+PG6+PG7+PG8+PG9+P

H10+9*TII)/60

(4)       Por despacho do Diretor do IDN, ouvido o Conselho de Curso, às classificações finais obtidas pelos discentes pode ser associada uma menção qualitativa com as seguintes classes:

(a)     01 a 09: Reprovado

(b)     10 a 13: Suficiente;

(c)     14 e 15: Bom; (d)        16 e 17: Muito bom; (e)          18 a 20: Excelente.

 

d. Ficha de Avaliação na Formação

(1)    A FAF tem por finalidade traduzir a avaliação, o interesse e a participação demonstrados por cada discente durante o curso.

(2)    É elaborada pelo Diretor de Curso para todos os discentes e homologada pelo Diretor do IDN, sendo posteriormente enviada para as F-FDTL e para a PNTL.

(3)    Para efeitos da FAF, a classificação final do curso é expressa numa escala numérica não inteira de 0 (zero) a 20 (vinte) valores, arredondada às centésimas.

(4)    Para além da classificação final, a FAF inclui um juízo ampliativo final baseado nos comportamentos, atitudes e atributos do discente e a sua posição relativa, no final do curso, tendo por base as classificações finais de todos os oficiais que frequentaram o CEMCI. 

             

SECÇÃO II

REFERENCIAL PARA AVALIAÇÃO DE ATITUDES

 

ATITUDES

DESCRIÇÃO

Conduta e postura

  O aluno está atento e participa ativamente durante as aulas;

  É colaborativo e construtivo na forma como interage com os docentes;

  Exprime-se com correção e aceita, de forma disciplinada, as observações que lhe são efetuadas pelos docentes.

Dedicação e Empenho

  O aluno manifesta disposição para assumir a resolução de problemas;

  Demonstra perseverança no cumprimento das tarefas, mesmo que difíceis ou frustrantes;

  Evidencia flexibilidade de pensamento e disposição para tomar iniciativas;

  Demonstra disposição para aprender conhecimentos diferenciados dos seus interesses imediatos.

Senso e ponderação

  O aluno adota comportamentos adequados em função das circunstâncias;

  Demonstra capacidade para reduzir eficientemente os conflitos ou fricções;

  Mostra segurança e equilíbrio, mesmo nos momentos mais conturbados, sabendo defender as suas opiniões e assumir as suas responsabilidades.

Relações interpessoais e de grupo

  O aluno coopera com os outros, evidenciando simultaneamente respeito pelas diferenças;

  Trabalha em função dos interesses do grupo;

  Demonstra autoridade e liderança quando em funções de responsabilidade;

  Evidencia capacidade para delegar com eficácia.

Comunicação interpessoal

  O aluno comunica de forma fácil e fluente;

  Certifica-se que foi compreendido e, quando conclui que não o foi, procura soluções verbais, pictóricas ou outras que melhorem o seu poder de comunicação;

  Comunica com os outros de uma forma que demonstra tolerância e espírito de equipa.

 

Cada fator avaliado pode assumir, em termos de menção qualitativa, cinco níveis:

1

Insatisfatório

2

Satisfatório

3

Bom

4

Muito bom

5

Excelente

             

SECÇÃO III

FICHA DE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO

 

 

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE

MINISTÉRIO DE DEFESA E SEGURANÇA 

 

INSTITUTO DE DEFESA NACIONAL

 

FICHA DE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO (FAF)

CURSO:

CURSO DE ESTADO-MAIOR CONJUNTO E INTEGRADO/ F-FDTL

PERÍODO:

 

 

1. ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃ Nome: Posto:

O  No: 

Unidade:

 

2. AVALIAÇÃO QUANTITATIVA  

(Valores)

Módulo de Formação Base (MFB)

 

UC

Língua Portuguesa I......................................................................

Língua Portuguesa II ....................................................................

Informática e Tecnologias de Informação..................................... Projeto Social................................................................................

Metodologia de Investigação Científica ........................................

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Módulo de Formação Específica (MFE)

 

Bloco de Matérias de Administração

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

UC

Gestão e Administração de Recursos...........................................

Gestão Logística .......................................................................... Direito Administrativo....................................................................

Economia e Finanças Públicas ....................................................

Comunicação e Relações Públicas...............................................

Liderança ............................................................

 

 

 

 

 

 

Bloco de Matérias de Tática

 

UC

Doutrina das Operações ..............................................................

Processo de Decisão Militar ......................................................... Planeamento de Operações de Combate ....................................

 

 

 

Trabalho de Investigação

 

 

Módulo de Formação Conjunta e Integrada (MFCI)

 

Bloco de Matérias de Operações

 

 

 

 

 

UC

Planeamento de Operações Nacional .......................................... Operações Conjuntas e Combinadas ..........................................

Planeamento de Operações .........................................................

 

 

 

História Militar ..............................................................................

Bloco de Matérias da Pós-Graduação em Estudos Estratégicos e Resiliência Nacional 

 

UC

Seminário ..................................................................................... UC ................................................................................................ UC ................................................................................................

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Classificação Final do Curso

Menção Qualitativa

Posição relativa no Curso

 

 

/       discentes

 

3. AVALIAÇÃO QUALITATIVA  

Níve

is

 

Atitudes

    1                2                  3

 

4

              5

Conduta e postura

Dedicação e empenho

Senso e ponderação

Relações interpessoais e de grupo

Comunicação interpessoal

(Assinalar com uma cruz o nível

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

atribuído em cada factor

)

 

 

 

 

 

JUÍZO AMPLIATIVO

 

 

 

 

 

Data:  

O Diretor de Curso:  

 

 

 

 

 

IDN, ..... de ........................... de .............. 

 

 

Homologo, O Diretor do IDN _________________________

___

 

             

FICHA DE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO

 

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE

MINISTÉRIO DE DEFESA E SEGURANÇA 

 

INSTITUTO DE DEFESA NACIONAL

 

FICHA DE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO (FAF)

CURSO:

CURSO DE ESTADO-MAIOR CONJUNTO E INTEGRADO/ F-FDTL

PERÍODO:

 

 

4. ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃ Nome: Posto:

O  No: 

Unidade:

 

5. AVALIAÇÃO QUANTITATIVA  

(Valores)

Módulo de Formação Base (MFB)

 

UC

Língua Portuguesa I......................................................................

Língua Portuguesa II ....................................................................

Informática e Tecnologias de Informação..................................... Projeto Social................................................................................

Metodologia de Investigação Científica ........................................

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Módulo de Formação Específica (MFE)

 

Bloco de Matérias de Administração

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

UC

Gestão e Administração de Recursos...........................................

Gestão Logística .......................................................................... Direito Administrativo....................................................................

Economia e Finanças Públicas ....................................................

Comunicação e Relações Públicas...............................................

Liderança ............................................................

 

 

 

 

 

 

Bloco de Matérias de Tática

 

UC

Doutrina Naval .............................................................................. Operações Navais.........................................................................

Planeamento de Operações Navais .............................................

 

 

 

Trabalho de Investigação

 

 

Módulo de Formação Conjunta e Integrada (MFCI)

 

Bloco de Matérias de Operações

 

 

 

 

 

 

 

UC

Planeamento de Operações Nacional .......................................... Operações Conjuntas e Combinadas ..........................................

Planeamento de Operações .........................................................

História Militar ..............................................................................

 

 

 

 

Bloco de Matérias da Pós-Graduação em Estudos Estratégicos e Resiliência Nacional 

 


Seminário .....................................................................................

UC

UC ................................................................................................ UC ................................................................................................

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Classificação Final do Curso

Menção Qualitativa

Posição relativa no Curso

 

 

/       discentes


 

6. AVALIAÇÃO QUALITATIVA  

Níve

is

 

Atitudes

    1                2                  3

 

4

              5

Conduta e postura

Dedicação e empenho

Senso e ponderação

Relações interpessoais e de grupo

Comunicação interpessoal

(Assinalar com uma cruz o nível

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

atribuído em cada factor

 

)

 

 

 

 

 

 

JUÍZO AMPLIATIVO

 

 

 

 

 

Data:  

O Diretor de Curso:  

 

 

 

 

 

IDN, ..... de ........................... de .............. 

 

 

Homologo, O Diretor do IDN _________________________

___

 

 

 

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE

MINISTÉRIO DE DEFESA E SEGURANÇA 

 

INSTITUTO DE DEFESA NACIONAL

 

FICHA DE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO (FAF)

CURSO:

CURSO DE ESTADO-MAIOR CONJUNTO E INTEGRADO/ PNTL

PERÍODO:

 

 

7. ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃ Nome: Posto:

O  No: 

Unidade:

 

8. AVALIAÇÃO QUANTITATIVA  

(Valores)

Módulo de Formação Base (MFB)

 

UC

Língua Portuguesa I......................................................................

Língua Portuguesa II ....................................................................

Informática e Tecnologias de Informação..................................... Projeto Social................................................................................

Metodologia de Investigação Científica ........................................

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Módulo de Formação Específica (MFE)

 

Bloco de Matérias de Administração

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

UC

Gestão e Administração de Recursos...........................................

Gestão Logística .......................................................................... Direito Administrativo....................................................................

Economia e Finanças Públicas ....................................................

Comunicação e Relações Públicas...............................................

Liderança ............................................................

 

 

 

 

 

 

Bloco de Matérias de Tática

 

UC

Ciências Criminais ........................................................................

Operações e Informações de Polícia ...........................................

Processo de Decisão Militar ......................................................... Planeamento de Operações de Polícia ........................................

 

 

 

 

Trabalho de Investigação

 

 

Módulo de Formação Conjunta e Integrada (MFCI)

 

Bloco de Matérias de Operações

 

 

 

 

 

 

 

UC

Planeamento de Operações Nacional .......................................... Operações Conjuntas e Combinadas ..........................................

Planeamento de Operações .........................................................

História Militar ..............................................................................

 

 

 

 

Bloco de Matérias da Pós-Graduação em Estudos Estratégicos e Resiliência Nacional 

 

Seminário .....................................................................................

UC

UC ................................................................................................ UC ................................................................................................

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Classificação Final do Curso

Menção Qualitativa

Posição relativa no Curso

 

 

/       discentes


 

9. AVALIAÇÃO QUALITATIVA  

Níve

is

 

Atitudes

    1                2                  3

 

4

              5

Conduta e postura

Dedicação e empenho

Senso e ponderação

Relações interpessoais e de grupo

Comunicação interpessoal

(Assinalar com uma cruz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

o nível atribuído em cada factor

 

)

 

 

 

 

 

 

JUÍZO AMPLIATIVO

 

 

 

 

 

Data:  

O Diretor de Curso:  

 

 

 

 

 

IDN, ..... de ........................... de .............. 

 

 

Homologo, O Diretor do IDN _________________________

___

 

 

             


SECÇÃO IV

MONITORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

1. INTRODUÇÃO

a.    O IDN pretende desenvolver uma cultura de rigor e exigência na qualidade do ensino que ministra, bem como do respetivo Corpo Docente.

b.    É assim estabelecido um processo de verificação da qualidade da formação, para além da avaliação da aprendizagem dos discentes, o qual pretende avaliar, na perspetiva destes, o grau de satisfação, a qualidade do ensino e as horas dispendidas, quer em relação ao curso, quer em relação a cada uma das UC e às atividades nelas desenvolvidas.

c.    A análise deste tipo de avaliação deve ser tratada por entidade independente – não relacionada com o ensino – e interpretada com sentido crítico positivo. Quando necessário, esta avaliação deve resultar nas necessárias ações de correção. 

2. QUESTIONÁRIO DE REAÇÃO À FORMAÇÃO

a.    No final de cada de UC será proporcionada ao discente a possibilidade de manifestar as suas perceções quanto às matérias lecionadas e à forma como foram transmitidas. Essas perceções serão registadas, de forma anónima, por cada discente ou amostra representativa, num documento denominado Questionário de Reação à Formação (QRF), cujo modelo se junta.

b.    Os QRF, cuja aplicação se reveste de caráter obrigatório, deverão ser analisados, com todo o rigor, de modo a que se possam extrair conclusões e ensinamentos que se venham a traduzir em melhorias futuras nos conteúdos e na forma de ensino.

3. CONTABILIZAÇÃO DE HORAS DE NÃO-CONTACTO

a.    No início de cada UC, será disponibilizada aos discentes um Formulário para Registo de Horas de Não-Contacto (FRHNC), cujo modelo se junta.

b.    O FRHNC deverá ser preenchido pelos discentes no final de cada UC.

 

 

 

 

QUESTIONÁRIO DE REAÇÃO À FORMAÇÃO (QRF)

CEMCI 2023

 

A sua colaboração é um contributo imprescindível para a melhoria e excelência da formação. Ao responder a este questionário, sincera e cuidadosamente, estará a ajudar a Direção do Instituto nesse sentido. 

 

APRECIAÇÃO ESPECÍFICA

 

                                                                                                                                   1 = Nada           6 = Totalmente      

NA = não aplicável

1. PROGRAMA E CONTEÚDOS

1

2

3

4

5

6

NA

1.1 O programa da matéria foi interessante e pertinente face aos seus objetivos?

 

 

 

 

 

 

 

1.2 Os conteúdos foram trabalhados de forma proveitosa?

 

 

 

 

 

 

 

1.3 O programa trouxe conhecimento sobre novas matérias / temas?

 

 

 

 

 

 

 

1.4 Os conteúdos permitiram a atualização de conhecimentos?

 

 

 

 

 

 

 

1.5 O programa é importante para a sua melhoria profissional?

 

 

 

 

 

 

 

                                                 

2. ORGANIZAÇÃO

1

2

3

4

5

6

NA

2.1 A organização da UC (programa, horários, instalações e equipamentos, apoio administrativo, etc.) e da matéria foi adequada?

 

 

 

 

 

 

 

2.2 A duração da UC ou módulo satisfez?

 

 

 

 

 

 

 

2.3 O programa de visitas foi adequado e interessante?

 

 

 

 

 

 

 

                                                 

3. METODOLOGIA / MEIOS

1

2

3

4

5

6

NA

3.1 Os métodos / técnicas[1] usadas no processo ensinoaprendizagem foram adequados?

 

 

 

 

 

 

 

3.2 A distribuição entre sessões de teoria e prática foi adequada?

 

 

 

 

 

 

 

3.3 O sistema de avaliação foi adequado?

 

 

 

 

 

 

 

3.4 Os recursos utilizados facilitaram a aprendizagem?

 

 

 

 

 

 

 

3.5 A documentação fornecida satisfez?

 

 

 

 

 

 

 

                                                 

4. MONITORIA

1

2

3

4

5

6

NA

4.1 O(s) Docente(s) tornou (tornaram) os temas acessíveis?

 

 

 

 

 

 

 

4.2 O(s) Docente(s) mostrou (mostraram) dominar bem os conteúdos?

 

 

 

 

 

 

 

4.3       O(s)     Docente(s)      mostrou           (mostraram)    boa             capacidade pedagógica?

 

 

 

 

 

 

 

4.4 O(s) Docente(s) respondeu (responderam) às questões / dúvidas apresentadas?

 

 

 

 

 

 

 

4.5 O(s) Docente(s) encorajou (encorajaram) a relação entre os discentes do Curso?

 

 

 

 

 

 

 

4.6 O(s) Docente(s) apelou (apelaram) à participação de todos os discentes do Curso?

 

 

 

 

 

 

 

 

             

 

APRECIAÇÃO GLOBAL

 

5.   O que MAIS LHE AGRADOU na forma como a formação foi CONDUZIDA:

 

 

 

 

6.   O que MENOS LHE AGRADOU na forma como a formação foi CONDUZIDA:

 

 

 

 

7.   Outros comentários, críticas, sugestões, para futuros cursos:

 

 

 

 

 

 

 

8.   Numa escala de 1 (-) a 10 (+), como classificaria, globalmente, esta UC ou módulo?

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

 

Este breve questionário surge da necessidade de atribuir um valor, em créditos, às unidades  curriculares do Plano de Estudos, contribuindo para a sua reavaliação. O rigor da informação prestada é da maior importância para a revisão do Plano de Estudos. Conta-se, pois, com o

        correspondente empenhamento e cuidado na objetividade da informação aqui prestada.

 

             Data: ____ / _____ / _____                                                              

 

Obrigado pela sua colaboração

 

FORMULÁRIO PARA REGISTO DE HORAS DE NÃO-CONTACTO (FRHNC)

CEMCI 2023

  

 

Identificação da Unidade Curricular/ Módulo/Matéria

 

 

           Designação 

    

 

 

Horas de Não-

Contacto

Estudo (EE)

 

Trabalho de Aplicação de Grupo (TAG)

 

Trabalho de Aplicação Individual (TAI)

 

Trabalho de Investigação de Grupo (TIG)

 

Trabalho de Investigação Individual (TII)

 

Trabalho em Tema Tático (TT) ou Tema de Operações (TO)

 

Estudo de Caso (EC)

 

Trabalho no Terreno (TTR)

 

Projetos (PRJ)

 

 

TOTAL (NÃO-CONTACTO)

 

 

 

 

Posto/Nome: ____________________________________________________________   

 

Curso:__________________________________________________________________   

 

Data: ________________________


[1] Metodologias de ensino-aprendizagem e técnicas de formação (exposição, trabalhos de grupo, trabalhos individuais, visitas, etc.).


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